Venha Conhecer Inhapi - AL

Inhapi é atualmente é conhecida como "Terra do Carro de Boi" por ter o maior encontro de Carros de Bois do nordeste, chegando a reunir mais de 350 carros, na festa que é realizada todos os meses de julho.

Como Chegar

Inhapi fica a  localizada a 270 quilômetros da Capital, é próximo aos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande e Canapi.

Como Onde Ficar

Diversas pousadas com uma prestação de serviços eficiente com atendimento qualificado.

Onde Comer

Bares, restaurantes e quiosques oferecem o melhor da gastronomia regional, e comidas típicas da Região

HISTÓRICO

No Município de Inhapi, localizado no Alto Sertão de Alagoas, é realizada a Festa do Carro de Boi, em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural e Dia da Fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inhapi. Tudo começou quando se aproximava o dia 23 de julho de 2009, data que o Sindicato completava 30 anos de sua fundação, e o dia 28 de julho que é o Dia do Trabalhador Rural. Combinando as duas datas, marcos importantes para a classe trabalhadora rural de Inhapi, resolveu comemorar tudo em um só dia e de uma forma diferente, e nunca vista na região. Então presidente do Sindicato, Zé Cícero trouxe a ideia de fazer um grande encontro de carreiros com seus carros de boi. A ideia foi acatada por todos, e no dia 25 de julho de 2009 aconteceu a 1ª Festa do Carro de Boi de Inhapi.


No ano 2010 surgiu a seguinte dúvida: a Festa do Carro de Boi de Inhapi vai ficar sendo numa data fixa ou no último sábado de julho? Zé Cícero criador da citada Festa decidiu junto aos seus companheiros que ajudam na Festa que essa Festa será todo último sábado de julho de cada ano, e como a definição se deu nesse ano 2010 com a 2ª edição da Festa, e o último sábado de julho desse ano foi dia 30, por este motivo em Inhapi os Carreiros são homenageados no dia 30 de julho. Assim, todos os anos o dia 30 de julho é o Dia do Carreiro e o último sábado de julho é o dia da Festa do Festa do Carro de Boi. Em Inhapi foi criado por Lei Municipal o Dia do Carreiro, Lei nº 66 de 22 de dezembro de 2016, publicada na página 106 do Diário Oficial do Estado de Alagoas em 24 de março de 2017.

O evento foi um grande despertar para aqueles que estavam esquecidos no campo, com as suas tralhas e utensílios guardados, que tinham sido esquecidos pelo tempo. Foi o grande resgate de uma Cultura que certamente foi o alicerce do progresso atual, que ajudou criar as condições que temos hoje.

No início houve muito medo de não dar certo, tinha muita insegurança, era uma coisa nova na cidade. Mas, aos poucas o evento ganhou força, cresceu e se sustentou. A participação dos carreiros com seus carros de bois foi uma crescente: 1ª festa foram 132 carros de boi; na 2ª festa, foram 220; na 3ª, 240; na 4ª festa, foram 264 carros. Aí a notícia da grande festa do encontro de carros de boi de Inhapi se espalhou por todo o sertão alagoano. A Prefeitura Municipal de Inhapi adotou esta festa cultural. E, em 2013, na 5ª festa do carro de boi já vieram muitos carreiros de outras cidades sertanejas para participar, chegando ao total de 384 carros de boi participantes. Em 2014, a Prefeitura continua realizando a festa, tornando-se o maior evento, com a participação de 420 carros de boi de toda a região encontrando-se na cidade de Inhapi.

Os pequenos agricultores que vivem da agricultura de economia familiar gerando emprego e renda no campo, cuidando da natureza e produzindo alimento, fizeram em parceria com o comércio local e buscaram apoio junta à uma ONG (Organização Não Governamental) e outros setores para realizar a festa do carro de boi em Inhapi. Evento se tornou conhecido de todos, transformando-se em atração da cidade e região.