Prefeitura de Inhapi realiza programação em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste dia 18 de Maio, é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que tem como o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. A data, instituída em 1987, é celebrada todos os anos por todo o Brasil e, este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPS Alvacir Barbosa realizou programação em celebração a este dia tão importante.

Segundo o prefeito, Zé Cícero, o 18 de Maio marca a luta que reforça a importância de se ultrapassar formas excludentes e violentas de tratamento das pessoas em sofrimento mental em prol da reinserção social daqueles que, por muitas décadas, foram considerados como uma ameaça à sociedade.

Ela explica: “a Lei 10.216 vem promover uma transformação na oferta de tratamento, com serviços alternativos de tratamento, com base comunitária e com a perspectiva de atenção psicossocial, não restringindo o tratamento à medicalização.

Dessa forma, a Política de Saúde Mental prevê o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e que sejam abertos serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Centros de Convivências, as Reabilitação psicossocial, etc”.